UMA ETERNIDADE PARA NÓS DOIS - TRECHO

"Se era chuva ou suor que molhava-nos naquela noite, eu nunca tive certeza, mas a intensidade de cada toque quando te abracei naquela rua, ah isto sim eu lembrava. Éramos eremitas numa terra esquisita, onde apenas nossos corpos encaixados um noutro, parecia estar certo. Eu poderia te amar, se estivesse com meu coração aqui, mas a verdade é que ele se doou à tua existência. A compatibilidade dele ao teu, te fez viver. Onde estiveres, estarei contigo literalmente, bem dentro de você, bem dentro do teu peito. Adeus ou até logo amor."

Declaração sem fim "Uma eternidade para nós dois"

(Um trecho do romance em fase de desenvolvimento; do escritor Ronaldo Santos.)

Postagem em destaque

Escritor Ronaldo Santos publica livro

TEMOS O IMENSO PRAZER E SATISFAÇÃO DE ANUNCIAR A SAÍDA DO LIVRO "OS PASSOS DA LUA - POEMAS E REFLEXÕES" !!! E estamos feli...

Fim da fotografia? Realidade ou idealização...

18:18:00

FIM DA FOTOGRAFIA?
Realidade ou Idealização...


Foi publicado hoje no DP a previsão do grande mestre em economia e Fotógrafo brasileiro, Sebastião salgado nos séculos XX e XXI. Confira a matéria: Sebastião Salgado prevê fim da fotografia 'em 20 ou 30 anos'Sebastião Salgado nasceu em Minas Gerais no ano de 1944, se mudou para Paris desde fins da década de 60. O mesmo foi autor de várias obras, tais como: Trabalhadores (1996), Outras Américas (1999), Êxodos (2000) ou Gênesis(2013).
Eu mesmo fui à uma de suas exposições aqui na Caixa Cultural, no Recife. onde pude me entregar de uma forma exorbitante e maravilhada ao contemplar tanta riqueza de cultura e sentimentos em uma só fotografia. e tenho um imenso prazer de lhes mostrar uma das tais que mais me prendeu naquela exposição:


O fato é que esta pronunciação do autor com relação a um fator tão importante para a humanidade me veio a refletir sobre o assunto. A fotografia está acabando? É uma questão importante para se pensar, mas como cada ponto de vista, é a vista para um ponto, darei minha linha de pensamento sobre a questão.

Hoje em dia, nas redes sociais vemos todo tipo de fotos. Sejam elas em ambientes/contextos ou pessoais, profissionais ou até mesmo em momentos íntimos. Está cada vez mais difícil encontrar as chamadas "Fotografias" isto é um fato. A definição para fotografia tendo como base no próprio Sebastião Salgado, refere-se a não imagem, ou seja, ao que se materializa e que se pode tocar. bom... no meu contexto mental, vejo que a fotografia é uma arte, isto não se pode negar, seja ela materializada ou não, arte é para se admirar. Além do mais, as fotos são abstratas dentro de uma máquina registradora até que se transforme em papel em sua revelação. A arte fotográfica não está na matéria para ser tocada, mas sim nos olhos de quem as enxergam e a admiram.

O fato de não podemos tocar em algo, não significa que este algo não exista ou que venha a deixar de ser real. A realidade está por trás das coisas que não vemos ou podemos apalpar. Temo sim que a arte esteja esquecida ou priorizadas atualmente no coração das pessoas. Temos que nossos filhos vejam a arte como o governo de hoje enxerga: "pouco prioritário na educação".
Sebastião Salgado com seus 72 anos de idade proclama esta previsão, mas eu enxergo de uma maneira mais abrangente. Acredito que a arte fotográfica não irá morrer enquanto se houver artistas e corações que a admiram. A tecnologia não veio para tirar o foco da arte, muito pelo contrário, veio a fazer-se presente de forma a aprimorar o que já existe. Toda arte necessita de uma evolução, seja ela histórica ou contextual: "modernismo e pós-modernismo" por exemplo. A impressão veio com mais qualidade, as máquinas já capturam coisas extraordinárias e isto devemos a evolução tecnológica moderna. Nunca irão tirar uma arte enquanto se houver apaixonados e sedentos de emoção.

Queremos mais artistas nas ruas, mais fotógrafos, escritores, atores, mais teatros nas cidades, mais organizações culturais nas comunidades e menos "favores" e "doações". Precisamos sim de mais cultura no meio do povo brasileiro e não violência. Precisamos de paz e a arte pode proporcionar isto. E sobre sua declaração meu caríssimo Sabastião Salgado, (A fotografia findará daqui a 20 ou 30 anos) digo que já diziam isto muito antes do meu nascimento, mas a verdade é que a arte não morre, o que morre são os corações que não as sentem e os olhos dos que não as enxergam.


Publicação e diretos autorais:
Ronaldo Santos 

You Might Also Like

0 comentários

Publicações populares

Reflexões